terça-feira, 25 de novembro de 2014

Clean brushes, clean mind





Continuando a tendência de limpeza que se faz sentir no blog esta semana (quem me viu e quem me vê), venho falar-vos sobre a manutenção dos pincéis e esponjas.

Conheço muito boa gente que não se dá ao trabalho de lavar os seus pincéis, porque "ah e tal mas isso não vai fazer diferença" ou "ah e tal, mas eu sou uma pessoa tão ocupada" ou ainda "ah e tal, mas eu uso sempre para a mesma coisa".

Pois é minha gente, mas a vós vos digo: como usam o pano sempre para limpar só pó, não têm de o lavar? A senhora não acha? Hum? Eu acho que sim... 

E apesar de não lavar os meus acessórios tão frequentemente quanto devia, tenho de o fazer pelo menos uma vez por mês, porque são as minhas ferramentas e se elas não estiverem em condições, aquilo que as uso para fazer também não vai ficar.

O modo como o faço é muito simples e não utilizo produtos específicos para o efeito. Em relação aos pincéis, o que faço é uma adaptação do método da Coquette à Portuguesa, uma blogger de quem gosto muito e cujo post podem ver aqui.

Enquanto os pincéis estão na fase de ficarem de molho, aproveito para lavar a Beauty Blender com um método que, em princípio, pode ser utilizado em qualquer esponja.




Começo por colocar a esponja num pequeno recipiente com um pouco de água e coloco no microondas durante cerca de 30 segundos. Depois, espero um pouco para evitar queimaduras como a que sofri da primeira vez que tentei isto (por ser parva, não porque seja perigoso) e começo então a limpar.




Utilizando um sabonete sólido (eu uso o de leite e mel da Cien mas pode ser qualquer um), esfrego com cuidado a esponja numa das partes em que se nota a sujidade e depois passo por água enquanto vou usando as mãos para retirar os restos de produto. Faço isto em ciclo até ter limpo a esponja toda e voilá, parece nova:



Depois disto, volto aos pincéis que já estiveram de molho tempo suficiente e sigo o procedimento da Jael à risca, com a excepção de que não uso óleo de amêndoas doces. Nos pincéis que têm mais produto ou em que a sujidade custa mais a sair, o que faço é esfregar suavemente no sabonete e ir passando por água até sair tudo. Ficam impecáveis!

Depois é só deixar a secar, o que pode levar algumas horas, então o que costumo fazer é lavar metade dos pincéis de cada vez porque já sei que aqueles que lavar estão interditos no dia seguinte.

E é isto... É uma tarefa chata e que leva algum tempo, confesso. Mas tem de ser feita portanto acabaram-se as desculpas!


2 comentários:

  1. E onde é que se compra essa esponja-maravilha? Parece que é mesmo boa e as imitações não prestam, qual é a tua opinião?
    Tita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião é que é cara para o que faz. Comprei a minha na Maquillalia porque estava com desconto e paguei 11 € mas o preço normal é 21 € e acho que para ti não compensa. Devias começar com pincéis porque a esponja demora mais tempo a aplicar e eu já te conheço...

      Quanto à comparação com imitações não te posso ajudar porque não tenho nenhuma mas ouvi dizer que a da Real Techniques não é má!

      Eliminar